Pensei em finalmente postar minhas reflexões sobre este tópico, depois de ler todas as 11 páginas. Desculpe antecipadamente se não for muito coerente e não fluir muito bem - é uma amalgamação de coisas que estão passando pela minha cabeça a partir dos vários pontos de discussão aqui.
Em primeiro lugar, direi que não ouvi o podcast em questão, então não posso comentar sobre isso. Estes são apenas meus pensamentos gerais sobre as coisas que foram levantadas no meu tópico. Eu não sou fã de ZG. Não tenho nada contra ele em si, mas não o sigo e ele não é um treinador que eu ache particularmente inspirador. Eu realmente não sei nada sobre IB, então também não vou comentar sobre ele.
Como eu disse acima, eu odeio o termo "livre de força". Não é um termo que eu usaria, pois para mim é impreciso. Além disso, prefiro dizer como eu TREINO, em vez de como eu NÃO treino.
Eu acho que alguém mencionou algo sobre permitir que os cães repreendam outros cães por certas coisas. Eu faço isso, desde que eu esteja confiante de que é improvável que isso se agrave. Holly é um ótimo exemplo (desculpe, eu sei que acho que o sol brilha em suas costas) de uma cachorra que é muito boa em colocar cães rudes em seus lugares sem ir longe demais. Ela é como a diretora rigorosa - você a cruza uma vez e não fará de novo! Ruby rapidamente aprendeu a não ficar do lado errado dela (mas ela continuamente provocará outros cães, se tiver a chance). No entanto, Holly pode ser muito perdoadora e tolerante com muitas coisas. Ruby sabe com o que pode se safar e com o que absolutamente não pode, pois Holly estabeleceu limites muito claros. Eu também descobri que Holly é um ótimo difusor em situações estranhas. Há um labrador que eu levo para passear, e eu costumava levá-la com Ruby para um campo seguro. Elas têm uma idade semelhante e se davam bem. Só que eu descobri que o labrador começou a ficar um pouco atrevido com Ruby, pulando nela e geralmente sendo um PITA. Ruby fez muito pouco para impedi-lo, mas ficou claro que ela não gostava. Eu chamava o labrador e a redirecionava, o que era bom, mas ficou bastante intenso. Meu sócio sugeriu levar Holly comigo também, então eu fiz. Mudou completamente a dinâmica. O labrador tentou essa bobagem com Holly e Holly rapidamente deixou claro que seu comportamento era inaceitável. Apenas uma palavra severa de Holly foi suficiente, e o labrador nunca mais tentou nada parecido com Holly. Também mudou a forma como ela estava com Ruby, e se o labrador começar a ficar um pouco atrevido com Ruby, então Holly apenas passará entre elas e isso dissipará a situação. A dinâmica entre as 3 é tão interessante de se observar. O labrador é extremamente respeitoso com Holly. Ela não parece ter medo dela, mas é muito respeitosa.
Eu sei que haverá alguns que discordarão de mim fazendo isso, mas eu fiz um julgamento com base no que eu sei sobre os cães em questão, e eu sinto que funcionou bem.
Minha conta no Facebook foi hackeada há algum tempo e eu não consegui acessar o Facebook por algumas semanas. Com toda a honestidade, se não fosse pelo fato de que eu precisava disso para o meu negócio, então eu provavelmente não teria me incomodado tanto. A quantidade de reclamações no Facebook entre os treinadores de cães é horrível - eu honestamente estou farto disso. Às vezes, isso me lembra um parquinho.
Eu tenho que dizer que acho incrivelmente deprimente quando meu feed do Facebook está cheio de postagens de treinadores criticando outros treinadores e seus métodos. Alguns meses atrás, eu vi um de um treinador, não alguém que eu sigo, que acabara de ter uma sessão com um cliente meu anterior. Embora ela não tenha mencionado meu nome ou o nome da minha empresa, ela sentiu a necessidade de criticar meus métodos, sobre os quais ela também estava incorreta. Ela basicamente disse que o cliente havia sido instruído a "evitar e distrair" com seu cão reativo e então passou a dizer por que isso era falho e ridículo. Bem, eu não peço aos meus clientes para "evitar e distrair". Não houve nenhuma evitação, na verdade, em pelo menos duas das sessões que fizemos, fizemos caminhadas paralelas com Holly, então não tenho certeza de como isso constitui evitar. E "distrair" mostra uma clara falta de compreensão do que é o contracondicionamento. Para constar, eu acho que às vezes há situações em que você precisa distrair o cão, mas isso geralmente seria quando confrontado com uma situação inesperada que você só precisa fazer o cão passar, não para modificação geral do comportamento. Agora eu sei que ela só pode ir com as informações que lhe foram dadas pelo cliente, mas se há uma coisa que eu aprendi é que você nem sempre pode levar as coisas que lhe são ditas ao pé da letra. Às vezes, os clientes interpretam mal as coisas, e embora seja importante notar que parte de ser um bom treinador é garantir que seu cliente entenda o que está fazendo e por quê, isso não significa que precisa se tornar uma briga no Facebook se as coisas não derem certo por qualquer motivo. Eu estava absolutamente furioso quando li a postagem, e então assisti ao vídeo de sua "modificação de comportamento" onde o cão em questão assedia um de seus pugs que parece muito desconfortável com a situação. Bem, desculpe se eu não estava prestes a deixar meu cão artrítico de 8 anos ser atacado por um cão macho grande e rude (com focinheira ou não), que eu sabia que provavelmente pularia nela e tentaria intimidá-la, dada sua história em nome da modificação do comportamento - ela significa muito para mim para isso.
E sim, isso soa como uma contradição com o que eu mencionei acima com o labrador, mas as situações são muito diferentes. Em primeiro lugar, o labrador é um pouco menor que Holly, e em segundo lugar, eu conheço muito bem o labrador. Eu sabia que uma bronca rápida de Holly impediria qualquer outra coisa de acontecer, enquanto com o cão macho mencionado eu não senti o mesmo.
Eu acho que é importante ter discussões, e sim, às vezes elas podem ficar acaloradas, e é importante avaliar e reavaliar nossos métodos para tentar fazer o melhor pelo cliente e pelo cão. Mas eu não acho que haja um lugar para reclamações e críticas diretas a outros treinadores. Tivemos muitos cães que vieram até nós depois de ver outros treinadores e nem uma vez eu senti a necessidade de ir para as mídias sociais e criticar o treinador em questão. Eu não uso dispositivos como coleiras eletrônicas, pinos ou guias deslizantes no meu treinamento, mas eu acho que é útil entender como os outros podem usá-los para treinar. Eu participei de alguns webinars de treinadores "equilibrados" porque quero entender como eles treinam. Eu posso pegar as coisas que eu gosto e usar isso, e deixar para trás qualquer coisa que não corresponda à minha própria ética.
Eu vou descer do meu palanque agora e assistir um pouco de Call the Midwife para um pouco de escapismo!